O grupo mais importante de agricultores diretos da Itália e da Europa, com quase dois milhões de membros, avaliou que o turismo respira após o colapso de 10 bilhões de euros em 2021 em relação à renda antes da pandemia de Covid-19.
Coldiretti comemorou a nova portaria assinada no dia anterior pelo ministro da Saúde, Roberto Speranza, que prevê superar a obrigatoriedade de apresentação de testes de antígenos que descartam a presença da doença para visitantes da UE com certificado de vacinação.
A partir do seu site, a entidade agroalimentar ponderou a medida e quis dizer que esta área é tributada em cerca de dois terços de todos os visitantes estrangeiros em Itália.
Os turistas estrangeiros na Itália são estratégicos para a hospitalidade turística, especialmente nos destinos mais populares, dado seu poder de compra tradicionalmente alto em hospedagem, alimentação, transporte, entretenimento e compras, disse ele.
Acrescentou que um terço dos gastos turísticos se destina precisamente à alimentação para consumo em restaurantes, pizzarias, trattorias ou quintas e à compra de vinhos e especialidades gastronómicas para levar para casa, o que favorece a recuperação do setor.
As chegadas do exterior, observou ele, também são cruciais para as aldeias onde os estrangeiros representavam mais de 40% da presença total antes da pandemia.
Além disso, a portaria italiana também ampliou a lista de corredores turísticos livres da Covid-19 e incluiu Cuba, Cingapura, Turquia, a ilha tailandesa de Phuket, Omã e Polinésia Francesa.
Até agora, os únicos corredores turísticos reconhecidos pela Itália em caráter experimental eram Aruba, Maldivas, Maurício, Seychelles, República Dominicana e as áreas turísticas de Sharm El Sheikh e Marsa Alam, no Egito.
A Itália reconhece com esta categoria rotas de partida e chegada com condições para viagens turísticas controladas, incluindo permanência em estruturas receptivas selecionadas de acordo com as medidas de segurança sanitária para cumprimento dos protocolos previstos por este país.
mem/smp / fav