As peças vão se juntar às vinte que fazem parte da exposição permanente instalada no fundo do mar da Flórida (EUA) e especificam as ligações entre a Cultural Arts Alliance of Walton County e a South Walton Artificial Reef Association.
Com sede na Praia de Santa Rosa, ambas as instituições anunciaram as obras escolhidas por um júri para sua quarta instalação que, pela primeira vez, incorpora artistas estrangeiros como os franceses Davide Galbiati e Mathias Souverbie.
Galbiati apresenta ao público sua criação A Semente no Mar, que estimula a reflexão sobre a fragilidade dos ecossistemas marinhos e a importância de preservar seu equilíbrio; enquanto Souverbie contribuiu com “Mofish-2021”, um peixe gigante de concreto “que se move na corrente do mar como um cata-vento”.
Segundo os curadores do Museu, este tipo de arte permitirá o desenvolvimento de novos organismos vegetais e animais e responde a uma estratégia de expandir as populações de peixes na Flórida com recifes artificiais, bem como estimular a criação artística.
Em nota, a entidade confirmou os artistas da praia de Santa Rosa que também participarão, como Vince Tatum e Brit Deslonde, e outros de diferentes estados do norte do país, como Joe Adams, Tina Piracci e Marisol Rendón (Califórnia), Sean Coffey (Pensilvânia), Anthony Heinz May (Oregon) e Janetta Napp (Havaí).
As obras, que estarão prontas para a exposição de verão ainda sem data precisa, vão se juntar às outras 25 permanentes que já estão no fundo do Golfo do México.
mem/chm / fav