O próprio presidente anunciou em seu Twitter que, acompanhado pelo conselho de ministros, fará uma visita governamental ao território em “outra oportunidade de diálogo com nosso povo, para visitar comunidades, locais de trabalho, universidades, onde nasce a resistência criativa”.
Como relatado na mesma rede social pela Presidência da República, esta é a terceira visita governamental do Conselho de Ministros a Pinar del Río, já que visitas semelhantes foram realizadas em 2018 e 2019.
O objetivo desta prática é verificar em contato com vizinhos e em locais de trabalho, centros de estudo e outras entidades, a situação do território, o cumprimento das propostas emanadas das visitas anteriores, os progressos, desafios e dificuldades.
Díaz-Canel e outros altos funcionários do país insistiram na necessidade de implantar um estilo de trabalho em todos os níveis de governo caracterizado por “descer” até as bases e aprender em primeira mão sobre as aspirações da população e buscar soluções para seus problemas.
Nos últimos dias, o presidente participou de visitas às províncias de Sancti Spiritus, Villa Clara e Cienfuegos, na parte central do país, onde insistiu no conceito de “resistência criativa”.
A este respeito, ele destacou que o país “não só soube resistir à investida da política criminosa que nos foi imposta pelo governo americano e às consequências da pandemia, mas o fez de forma criativa, buscando alternativas para avançar.
“Enfrentaremos a intensificação do bloqueio econômico e o superaremos com nossos próprios esforços, baseados no conceito de resistência criativa, o que significa aproveitar todo o talento que temos, assim como a inteligência e a vontade do povo de continuar crescendo e se desenvolvendo”.
Neste sentido, ele ilustrou como “a expressão máxima” desta resistência a criação de vacinas contra a Covid-19 por cientistas cubanos.
mem/rc/bm