“Somos gratos ao povo e ao governo do Japão por uma contribuição que fornecerá apoio a crianças e famílias que enfrentam desafios sem precedentes”, disse Ettie Higgins, vice-representante do UNICEF para o Líbano.
As autoridades do governo japonês forneceram 1,8 milhão de dólares para assistência humanitária e intervenções em programas de água, saneamento e higiene, especificava a diretiva.
As previsões mostram temperaturas de 10 a menos cinco graus Celsius nos próximos dias, disse ele, e o fundo da ONU terá recursos para distribuir cobertores, jaquetas, conjuntos térmicos, agasalhos e meias.
A contribuição japonesa também permitirá serviços de apoio a famílias vulneráveis no Vale do Bekaa, que sofrerão o impacto da queda de neve, ventos e inundações esperadas para a temporada de inverno.
O embaixador japonês em Beirute, Okubo Takeshi, afirmou que seus compatriotas estão plenamente conscientes da gravidade da crise humanitária no Líbano, onde as principais vítimas são menores e famílias vulneráveis.
O Japão decidiu fortalecer suas intervenções no Unicef para aliviar esses sofrimentos, ressaltou.
jf/arc/jcfl