]Essas instalações estão localizadas nesta capital, no distrito montanhoso de Yanqing e na cidade vizinha de Zhangjiakou.
O de Beijing tem capacidade para 2.300 pessoas e abrigará a maioria dos atletas e juízes de esportes no gelo.
Após o término dos Jogos, os quartos serão convertidos em moradias públicas para aluguel.
Enquanto isso, a cidade de Yanqing receberá 1.430 atletas e juízes convocados para competições de esqui alpino, bobsled, luge e esqueleto.
O seu design combina as características distintivas das aldeias de montanha do norte do país, com elementos da cultura chinesa e aspetos de proteção ambiental.
Enquanto isso, a área de acomodação em Zhangjiakou receberá 2.640 competidores e juízes em esqui estilo livre, esqui cross-country, salto, combinado nórdico e biatlo, e será transformado em um centro de negócios no futuro.
As três aldeias estavam sob vigilância desde o passado domingo enquanto recebiam as delegações avançadas.
Todos trabalharão sob o sistema de bolhas que envolve testes diários de PCR, monitoramento permanente de temperatura, uso obrigatório de máscaras em áreas coletivas e distanciamento entre lojistas.
Por outro lado, os organizadores da competição e o Comitê Olímpico Internacional flexibilizaram os protocolos e agora permitirão que os campeões retirem suas máscaras enquanto recebem as medalhas no pódio.
O reajuste segue outros revelados esta semana e em que destacou a redução dos períodos de quarentena, bem como a redefinição de “positivo” para o Covid-19. Agora só serão considerados casos da doença aqueles que tiverem menos de 35 no valor limite do número de ciclos (CT) dos testes de PCR.
Beijing 2022 está em contagem regressiva e – sob o slogan “Juntos por um futuro compartilhado” – em oito dias mostrará o que prometeu ser o melhor show de gelo e neve já realizado, com mais esportes e melhores atletas.
As competições de inverno farão da capital chinesa a única do planeta a sediar as duas variantes do evento sob as cinco argolas, depois de sediar a versão de verão em 2008.
O capítulo olímpico acontecerá de 4 a 20 de fevereiro, enquanto o paralímpico será de 4 a 13 de março.
jf/ymr/jcfl