Às 10h00 (hora local) será colocada uma coroa de flores na praça que leva o nome do herói cubano antes do início da cerimônia, que contará com a presença do vice-ministro da Cultura Ignacio Barreto, do embaixador cubano Dagoberto Rodriguez e da reitora da Universidade Bolivariana, Sandra Oblitas.
Como parte das atividades desenvolvidas nesta nação para prestar homenagem ao Herói Nacional Cubano, o Conselho do município de Libertador conferiu o status de Filho Ilustre de Caracas a Martí no dia anterior.
Da Praça Bolívar desta cidade, a presidente do órgão legislativo municipal Beatriz Rodriguez leu o acordo aprovado em homenagem ao herói da independência cubana.
Celebrando também o 141º aniversário da chegada de Martí à Venezuela em 21 de janeiro de 1881, os conselheiros de Caracas concordaram em comemorar, junto com o povo cubano, o nascimento do homem que se opôs firmemente ao sistema colonialista explorador da época.
Da mesma forma, o conselho municipal concordou em reivindicar e exaltar na figura de José Martí os laços de fraternidade entre a Venezuela e Cuba.
Durante seu discurso, Rodríguez destacou a importância do Apóstolo da independência cubana como uma grande figura do pensamento latino-americano e caribenho, com convicções e crenças bolivarianas firmes e para a integração das Américas.
Durante o dia, jovens venezuelanos reeditaram a chamada rota Martí do estado costeiro de La Guaira até Caracas, a rota seguida por José Martí em sua chegada à nação sul-americana.
jha/ycv/bm