Os ataques realizados na semana passada por helicópteros e caças do Pentágono deixaram danos consideráveis nos edifícios administrativos e nas faculdades de Engenharia Civil e Economia, bem como no Instituto Politécnico, revelou o reitor em declarações ao diário local al-Watan.
Acrescentou que o custo da reconstrução dos edifícios danificados é muito elevado, no entanto a Universidade tomou medidas que têm em conta o que os alunos e docentes estão a passar devido à difícil situação na província.
Ele também explicou que Hasakeh vive uma situação de caos e anarquia como resultado das práticas das Forças Democráticas Sírias (FDS), apoiadas pelos Estados Unidos.
Os militares dos EUA presentes na Síria sem o consentimento de seu governo ou a aprovação das Nações Unidas, bombardearam a Universidade Eufrates e os silos de grãos no dia 24 sob o pretexto de perseguir terroristas fugitivos da prisão al-Sinaa.
As autoridades sírias asseguraram que o ataque do Daesh contra a referida prisão foi orquestrado pelos próprios Estados Unidos, que estão a tentar reciclar aquela entidade terrorista para justificar a continuação da presença ilegal das suas forças.
jha/fm/glmv