No sábado, os Mayabequenses subiram ao topo da classificação, derrotando o Sancti Spiritus por 8 a 2 e aproveitando as derrotas dos Crocodilos Matanzas e do Pinar del Río Vegueros.
Ofensiva de 10 rebatidas, incluindo três duplas, uma tripla e um home run do primeiro-base Yasniel González, e um trabalho de arremesso de três arremessadores, levou os Hurricanes à sua terceira vitória no torneio sem sombra de revés.
González fez 2 a 3, um home run, um RBI e outra corrida, e o lateral esquerdo Alexander Pozo 2 a 4, um tubey e pisou na placa em uma ocasião.
Para os perdedores, o catcher Yunior Ibarra fez 2 a 2 com uma corrida marcada e designou Frederich Cepeda por 3 a 2.
Do montículo, o primeiro apaziguador Yulián Quintana conseguiu sua primeira vitória no campeonato ao não permitir corridas em 4 1/3 entradas, com dois rebatidas permitidas, um strikeout e dois walks concedidos.
O titular Antonio Baró permitiu as duas anotações limpas do Sancti Spiritus ao tolerar quatro indiscutíveis, com quatro caminhadas e uma truncada em um capítulo e dois terços.
Marlon Vega arremessou as três últimas entradas sem corridas permitidas, duas simples permitidas, três caminhadas e dois strikeouts para ganhar a defesa.
Com o desastre, o segundo bombeiro do Sancti Spiritus acusou José Luis Braña, permitindo três anotações, duas delas limpas, duas indiscutíveis e entregando dois passaportes em uma terceira.
Os Crocodiles perderam por 3 a 5 para o Tigres de Ciego de Ávila e sofreram sua primeira derrota no campeonato depois de quatro vitórias para cair para a segunda posição, meio jogo atrás dos furacões.
O sucesso correspondeu ao terceiro socorrista dos avilanianos Kevin Soto e o revés ao segundo bombeiro Armando Dueñas.
Apesar do fracasso de seu elenco, o shortstop Erisbel Arruebarruena se destacou ofensivamente ao acertar 3 a 4, um duplo e uma corrida marcadas.
Os Vegueros caíram para o terceiro lugar com três vitórias e uma derrota, perdendo por 0-5 para os Avispas de Santiago de Cuba, que também têm um recorde de 3-1.
O veterano e campeão olímpico de Atenas 2004 Danny Betancourt conseguiu sua primeira vitória da luta ao trabalhar em seis entradas e o bombeiro Yoandri Montero abriu o armário dos jogos salvos jogando os capítulos restantes.
O Pinar del Rio recorreu a oito arremessadores, mas o desastre coube ao titular Yasiel Zambrana, que permitiu três corridas ganhas e cinco indiscutíveis em quatro e uma terceira entrada.
Nas restantes partidas de sábado, o Industriales venceu o Granma por 8 a 4, o Guantánamo derrotou o Artemisa por 5 a 3, o Holguín perdeu por 6 a 9 para a Isla de la Juventud, o Cienfuegos derrotou o Las Tunas por 12 a 9 e o Villa Clara derrotou o Las Tunas por 10 a 2. Camaguey.
mem/am/ls