Em um tour pela cidade, a Prensa Latina observou a colocação de arranjos em grande escala, bandeiras, telas gigantes e cartazes inspirados no tema central do evento: “Juntos por um futuro compartilhado” nas ruas, estabelecimentos comerciais e pontos de transporte.
Diversos cruzamentos na Avenida Chang’an, que corre leste-oeste pela cidade, apresentam terraços floridos com motivos olímpicos como as mascotes Bing Dwen Dwen e Shuey Rhon Rhon, e ilustrações de esportes no gelo e na neve.
Além disso, a via central é adornada com 862 luminárias em forma de nós típicos chineses, e uma de 17 metros de altura fica na Praça Tian’anmen.
O embelezamento dos espaços públicos envolve Beijing na atmosfera olímpica e motiva seus habitantes a imortalizar o momento com fotografias individuais, com a família ou amigos.
Os Jogos serão realizados em formato de bolha nos locais construídos na capital, em seu distrito montanhoso de Yangqing e na cidade vizinha de Zhangjiakou, o que significa testes PCR diários, monitoramento permanente da temperatura, uso obrigatório de máscaras em áreas públicas e distanciamento pessoal.
O agravamento da pandemia de Covid-19 também levou ao cancelamento da venda de bilhetes e à redução do trajeto da tocha para apenas dois dias.
Com Beijing-2022, a China pretende deixar um legado de uma abordagem sustentável, amigável ao meio ambiente e à mudança climática para todos os aspectos do evento.
Isto inclui a reutilização de locais construídos em 2008, o uso do transporte de energia renovável, arranjos florais mais duradouros para os campeões e um orçamento estimado em três bilhões e meio de dólares.
Com estes conceitos em mente, o cineasta multipremiado Zhang Yimou preparou as galas de abertura e encerramento, dizendo que elas serão inéditas nos 100 anos de história dos Jogos Olímpicos e ilustrarão os esforços para proteger o meio ambiente e reduzir as emissões de carbono.
Beijing-2022 está em contagem regressiva e a partir desta semana mostrará o que prometeu ser o maior espetáculo de gelo e neve já encenado, com mais esportes e atletas mais bem preparados.
As competições de inverno farão da capital chinesa a única cidade do planeta a sediar ambas as variantes do evento de cinco anéis, depois de sediar a versão de verão em 2008. Os Jogos Olímpicos serão realizados de 4 a 20 de fevereiro, enquanto os Jogos Paraolímpicos serão realizados de 4 a 13 de março.
jf/ymr/vmc