Isso foi demonstrado no Encontro Provincial de Técnicas Comerciais, Gastronômicas e de Serviços, realizado em diversos estabelecimentos desta cidade, indicaram as autoridades locais.
Tais reuniões mostraram o potencial de Cuba em um setor fundamental para o futuro desenvolvimento econômico do país.
A diretora de Vendas de Mercadorias de Varejo do Havana Trade Business Group, María Mercedes Conyedo, destacou a importância desses eventos.
Disse que servem para medir a competência laboral de cada trabalhador, seus conhecimentos, habilidades e qualidades como representante da cultura cubana e das artes culinárias.
Especificou que também estimulam o talento, a sensibilidade e as competências, bem como a necessidade de se sentirem parte do progresso nacional, no entanto, a atual situação complexa que afeta este ramo da economia interna, em geral, agravada pela pandemia de Covid-19.
Estes eventos, refere a diretiva, fazem também parte da dignidade de um setor afetado pela escassez, ao mesmo tempo que promovem o profissionalismo, a criatividade e a inovação entre os seus trabalhadores, em tempos de reais limitações de recursos.
Conyedo destacou que este tipo de concurso também faz parte do dia do 83º aniversário da Central Operária Cubana (CTC), e do 60º aniversário da fundação do líder Fidel Castro do Ministério do Comércio Interno (Mincin).
Para outros, comemoram juntos no dia 4 de fevereiro, o Dia do Trabalhador do Comércio, Gastronomia e Serviços.
Ele admitiu que o comércio está hoje em processo de reorganização, que inclui recursos humanos e outras instâncias.
Devido a isso, eles criaram, destacou, em 1º de outubro de 2021 a Empresa Imobiliária de Comércio Interno de Havana, que abrange 1.640 propriedades e mais de 5 mil trabalhadores autônomos (privados).
As 11 empresas subordinadas ao Grupo Provincial de Comércio de Havana, incluindo a nova entidade, participaram do Encontro de Técnicas Comerciais, que se realizou durante dois dias na cidade, afirmou o diretor de Vendas do Varejo.
mem/rfc/glmv