Vários jornais como The Times of Israel e Haaretz destacaram que este foi o primeiro ataque da Força Aérea Israelense (IAF) contra seu vizinho até agora este ano.
Em 2021, dezenas de atentados israelenses foram registrados, causando inúmeras mortes e feridos, além de danos materiais significativos, embora nenhum tenha sido reconhecido por Tel Aviv, de acordo com sua política habitual sobre o assunto.
Somente em dezembro passado, a IAF lançou inúmeras bombas em duas ocasiões contra o porto de Latakia, localizado na costa do Mediterrâneo, a cerca de 334 quilômetros de Damasco.
Algumas semanas atrás, um oficial de segurança israelense de alto escalão reconheceu ao jornal The Jerusalem Post que a IAF havia bombardeado dezenas de supostos alvos do grupo libanês Hezbollah na Síria nos últimos três anos.
Em várias ocasiões, as autoridades de Damasco denunciaram as incursões israelenses perante o Conselho de Segurança da ONU, apontando que elas violam tratados internacionais, convenções e soberania nacional.
jf/rob/ls