Em um evento um tanto inesperado para especialistas e torcedores, os Hurricanes começaram com rajadas fortes e somam algumas raspagens consecutivas sobre Villa Clara (6-5 e 9-1) -suspensou um confronto- e Sancti Spíritus (8-2 e 11 – 6) para se exibir como o único invicto na competição.
Até agora, o elenco comandado por Michael González tem sua arma letal no poder ofensivo, graças a uma média coletiva de 0,319 (135 VB-43 H), 34 corridas marcadas e 16 rebatidas extra-base, divididas em 11 duplas, um triplo e quatro home runs.
Para outros, é importante mencionar que muitas das conexões vieram em momentos-chave, como aconteceu na última partida contra os Gallos do Sancti Spiritus, que perderam a vantagem por três vezes devido à produtividade dos meninos do ex-intermediário González.
Tampouco a tarefa dos arremessadores pode ser minimizada, já que eles mal são atingidos por 0,233, enquanto os dígitos em ERA (3,00) e WHIP (1,31) também estão entre os melhores do incipiente campeonato.
E para maior alegria, a defesa foi perfeita nas três primeiras partidas, mas diminuiu no dia anterior cometendo um trio de marfins e deixando uma estatística de .982 que sempre deixa excelentes dividendos no beisebol.
Embora a 61ª Série Nacional ganhe ritmo, os Furacões deixam claro desde o início que seu objetivo é ser incluído na rodada de playoffs, embora poucas pessoas tenham incluído seu nome na parte superior das previsões.
Até agora, a equipe está no topo da classificação, com saldo de 4-0, à frente de Santiago de Cuba (4-1), Ciego de Ávila (4-1), Matanzas (4-2), Granma ( 4-2), Pinar del Río (3-2), Villa Clara (2-2) e Industriales Clara (2-2) na zona privilegiada.
Atrás deles estão Artemisa (2-2), Isla de la Juventud (2-3), Las Tunas (2-3), Sancti Spíritus (2-3), Guantánamo (1-4), Holguín (1-4), Camagüey (1-4) e Cienfuegos (1-4).
O torneio vai ter esta segunda-feira uma data de transferência para algumas equipes e descanso no caso de outras antes do início de nova subsérie na terça-feira, com destaque para o tampão Mayabeque-Ciego de Ávila.
De acordo com o cronograma oficial, os processos restantes serão Guantánamo-Pinar, Santiago-Artemisa, Granma-Isla, Holguín-Industriales, Sancti Spíritus-Matanzas, Camagüey-Cienfuegos e Las Tunas-Villa Clara.
jf/jdg/ls