Ackson, 45 anos e representante da cidade de Mbeya (sudoeste), recebeu o apoio dos 372 membros presentes contra outros oito candidatos para suceder Job Ndugai, que renunciou em 6 de janeiro.
Desta forma, a até agora vice-presidente da XII Assembleia Nacional é a segunda mulher a atingir altos cargos neste país, depois de Anne Makinda, de 2010 a 2015.
Ndugai renunciou sob pressão do governo do Partido da Revolução (Chama Cha Mapinduzi, em suaíli) depois de criticar a gestão econômica da presidenta Samia Suluhu Hassan.
O ex-líder parlamentar disse em um evento público em 27 de dezembro do ano passado que esta nação estava em perigo de ser leiloada devido à sua dívida externa.
Ele então se desculpou, mas a presidenta o rejeitou.
Recentemente, o governador do Banco Central da Tanzânia, Florens Luoga, observou que os empréstimos eram sustentáveis e que havia espaço para solicitar mais crédito, considerando que até 70 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) poderia ser alcançado, e em 2020 foi de 27,9 pontos percentuais (40 para o Banco Mundial).
Até 31 de outubro do ano passado, o endividamento externo do país passou de 5,3 bilhões para 35,76 bilhões de dólares.
gas/ro/hb