O documento será assinado na próxima sexta-feira, em Paris, pelo ministro angolano da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, e pela sua homóloga francesa, Roselyne Bachelot, disse nesta capital o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Segundo a Chancelaria, a data escolhida para a assinatura do acordo tem uma conotação especial para este país africano, pois marcará o 61º aniversário do início da luta armada de libertação nacional.
A cerimónia terá lugar no castelo de Versalhes e incluirá a entrega oficial ao Estado francês de duas esculturas do século XVIII de grande valor artístico e histórico, atualmente localizadas na sede da embaixada angolana na cidade parisiense.
Trata-se do conjunto Zéphyr, Flore et l’Amour e a obra chamada l’Abondance, encomendada pelo rei Luís XIV e Luís XV, respectivamente, para decorar os jardins de suas mansões.
Ambos fazem parte do patrimônio de Versalhes, mas, como outras criações, foram removidos de seus locais originais durante os tempos da Revolução Francesa.
Tornaram-se propriedade do Estado angolano em 1979, quando este adquiriu o edifício da sua actual embaixada em Paris, em cujo jardim se encontravam as duas esculturas.
Um estudo aprofundado dos arquivos disponíveis sobre as vendas relativas ao património do castelo e as sucessivas mudanças de titularidade confirmaram a legitimidade das obras.
Atendendo ao pedido francês, o Estado angolano decidiu doar as esculturas, tendo em conta as excelentes relações de cooperação bilateral e o respeito professado pela história, património e identidade cultural dos povos, explica o comunicado.
O Protocolo de Doação de Esculturas vai também apoiar o intercâmbio na área dos museus e do património, que incluirá uma visita de técnicos angolanos a Versalhes em Maio deste ano.
Da mesma forma, facilitará a assistência francesa na implementação de políticas e legislação cultural, para a qual especialistas daquela nação europeia chegarão a Luanda no final de 2022.
Durante o mês de julho, a missão angolana em Paris vai receber do museu do castelo de Versalhes duas réplicas das esculturas para substituir as originais que serão doadas, destacou o comunicado.
gás/mjm/glmv