O primeiro-ministro britânico Boris Johnson desejou que a próxima etapa do calendário fosse próspera, enquanto o japonês Fumio Kishida esperava que ela trouxesse vitalidade e grande crescimento.
Sentimentos semelhantes foram ecoados por suas contrapartes Ana Brnabic (Sérvia) e Abiy Ahmed (Etiópia), que destacaram os laços fraternos e disseram que 2022 seria crucial para a colaboração econômica e comercial.
Em sua saudação, o Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, previu o sucesso dos próximos Jogos de Inverno e a Diretora Administrativa do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, esperava que sob a influência do Ano do Tigre, o mundo superará a pandemia da Covid-19 com coragem e sabedoria.
Anteriormente, o Secretário Geral da ONU, António Guterres, desejava saúde e felicidade ao povo chinês, enquanto agradecia a Beijing por seu apoio à defesa do multilateralismo, pedia apoio contínuo e pedia mais cooperação para realizar a agenda comum de um futuro sustentável e pacífico.
Em nome de Cuba, o Embaixador Carlos Miguel Pereira transmitiu os melhores votos de saúde, bem-estar e prosperidade comum para continuar sendo as mais altas aspirações de nossas sociedades.
“Um novo ano é um novo começo. Em 2022, com a coragem, força e vitalidade do Tigre da Água, renovamos nosso compromisso de que nossa amizade, camaradagem e fraternidade perdurarão e continuarão a ser fortalecidas com o tempo, enquanto desejamos novas conquistas e vitórias ao povo chinês em seu caminho rumo à construção de um país socialista moderno”, disse ele.
Desta forma, eles se unem a outros líderes e diplomatas de diferentes países do mundo para felicitar a China pelo Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, o evento mais importante em sua cultura.
O novo ciclo de seu calendário começou na terça-feira e as celebrações durarão até o dia 15, o dia do Festival Lanterna.
jha/ymr/bm