O deputado denunciou, em declarações prestadas nesta capital à Prensa Latina, que este bloqueio criminoso contra as duas nações irmãs impede a chegada de medicamentos, alimentos e todos os produtos básicos de que os cidadãos necessitam para os matar de fome e tentar subjugá-los.
Nossos povos são resistentes e firmes e têm plena fé em suas pátrias e não permitirão que ninguém os coloque de joelhos, disse ele.
Por outro lado, ele descreveu os Estados Unidos como a ponta de lança do eixo do mal no mundo e está direta ou indiretamente envolvido em todas as guerras que são desencadeadas no mundo.
Segundo o legislador, quando Washington e seus aliados não conseguem atingir seus objetivos, recorrem à política de bloqueio econômico para subjugar os povos, assim como fizeram com Cuba após o triunfo de sua Revolução e com a Síria após sua vitória sobre os grupos terroristas patrocinado pelos Estados Unidos, Israel e seus apoiadores.
Por outro lado, ele descreveu as relações entre seu país e a maior das Antilhas como históricas e sólidas, e que estão em constante desenvolvimento através da expansão do trabalho nos campos da cooperação econômica, comercial, científica e do intercâmbio de bolsas de estudo.
O chefe do grupo de amizade agradeceu à ilha a doação de vacinas anti-Covid-19 e disse que Cuba estende a mão ao povo sírio ao mesmo tempo em que os Estados Unidos e a União Europeia impõem um bloqueio que impede Damasco de acesso a alimentos, medicamentos, vacinas e suprimentos médicos.
jf/fm/jcfl