No momento, a conta média paga pelas residências britânicas é de cerca de 1.277 libras esterlinas (1.700 dólares) por ano, mas o Escritório do Regulador do Mercado de Eletricidade e Gás (Ofgem) planeja anunciar nesta quinta-feira o limite de preço que imporá aos fornecedores durante a primavera e o verão.
Segundo a imprensa local, a família média terá que pagar cerca de 600 libras esterlinas (cerca de 800 dólares) durante esses seis meses, enquanto a partir de outubro, quando a Ofgem revisar novamente a tarifa, o aumento poderá aumentar em mais 540 dólares.
O aumento da tarifa de energia, que o regulador justifica com o aumento dos preços globais do gás, vem em cima da decisão do governo conservador liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson de aumentar o imposto da previdência social.
O Ministro das Finanças Rishi Sunak deverá anunciar na quinta-feira um pacote multimilionário para ajudar as famílias de baixa renda a lidar com o aumento dos preços da eletricidade e do gás, de acordo com relatórios.
O plano, que a Sunak delineará primeiro no Parlamento e depois em uma entrevista coletiva televisionada à nação, incluiria um desconto de até 200 libras (US$ 270) a ser suportado pelo Estado na forma de um empréstimo aos consumidores.
jf/nm/bm