Em um artigo publicado pela agência local Xinhua antes de sua chegada aqui, o presidente analisou o estado e as perspectivas de cooperação entre os dois vizinhos, seus projetos mútuos e o contexto em torno do início dos Jogos de Inverno de Pequim 2022.
Ele indicou que, quando conversar com seu homólogo anfitrião, Xi Jinping, revisará questões cruciais tanto na agenda bilateral quanto de importância regional e internacional.
Putin mencionou o aspecto comercial e a relevância dos recursos financeiros, industriais, tecnológicos e humanos para resolver com sucesso os problemas de desenvolvimento de longo prazo em ambos os países.
“Trabalhando juntos, podemos alcançar um crescimento econômico sustentado e aumentar o bem-estar de nossos cidadãos, fortalecer nossa competitividade e nos defendermos conjuntamente contra riscos e desafios modernos”, disse Putin na carta.
Ele destacou o boom de 33% no comércio, para 140 bilhões de dólares em 2021, bem como a disponibilidade de 65 projetos avaliados em 120 bilhões de dólares para investir em setores como mineração e processamento de minerais, construção de infraestrutura e agricultura.
“Estamos constantemente expandindo a prática de acordos em moedas nacionais e desenvolvendo mecanismos para compensar o impacto negativo das sanções unilaterais”, disse ele.
Da mesma forma, o dignitário do país eurasiano fez referência às obras conjuntas de desenvolvimento de infraestrutura que estão sendo realizadas no Extremo Oriente russo e na Sibéria, incluindo uma rede ferroviária e uma instalação portuária que beneficiará ambas as economias.
Por outro lado, saudou a coincidência de critérios de Moscou e Pequim para a resolução de problemas em escala global e regional, bem como seu papel estabilizador na facilitação da democratização e inclusão das relações interestatais.
Ele citou o trabalho conjunto em plataformas como a Organização das Nações Unidas, o grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a Organização de Cooperação de Xangai e o G20, entre outros.
Ele parabenizou o gigante asiático pelo esforço na preparação para os jogos de Pequim 2022, condenou a insistência de alguns governos em politizar o evento esportivo e desejou às seleções um excelente desempenho nas competições.
Putin será um dos 33 líderes internacionais que chegarão aqui nas próximas horas para participar da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno amanhã, além de preencher uma agenda oficial.
Xi irá entretê-los com um banquete de boas-vindas e também realizará reuniões bilaterais com eles.
mem/ymr/jcfl