Saudando o início da 139ª sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), o Presidente disse que a organização do evento permitiu ao gigante asiático envolver 300 milhões de pessoas nos esportes de neve e gelo, promover o progresso regional, a conservação ecológica e soluções ecológicas para os problemas cotidianos.
Disse que o processo também tornou possível abrir espaço para o desenvolvimento global dos esportes de inverno e agradeceu ao COI por seu apoio enquanto o país se preparava para Beijng 2022.
Xi acrescentou que ao passar do tema Um Mundo, Um Sonho nos Jogos de 2008 para Juntos por um Futuro Compartilhado nos Jogos de 2022, a China participou ativamente e ilustrou seu compromisso de manter o espírito vivo no movimento olímpico.
Finalmente, destacou o trabalho do COI para promover a solidariedade e a cooperação através do esporte, mesmo nos tempos turbulentos de hoje.
O Presidente chinês fez seu discurso por videoconferência para dar as boas-vindas à 139ª sessão do COI, na qual o Presidente do COI Thomas Bach, o Comitê Organizador de Beijing 2022 e outros funcionários do COI apresentarão relatórios de trabalho.
A reunião também analisará o relatório final das Olimpíadas de Tóquio 2020, adiada de 4 a 18 de fevereiro, e depois retomará as discussões em 19 de fevereiro para a renovação dos membros do COI.
Além disso, a diretoria executiva do órgão na terça e quarta-feira discutiu à porta fechada os preparativos finais para o evento, as experiências dos atletas desde sua chegada à capital e os mecanismos destinados a garantir uma competição livre de doping, entre outras questões.
Embora as competições mistas de curling tenham começado ontem, Pequim 2022 será oficialmente inaugurada amanhã e fará desta cidade a única do planeta a sediar as duas variantes do evento sob as cinco argolas, depois de sediar a versão de verão de 2008.
Os Jogos Olímpicos serão realizados de 4 a 20 de fevereiro, enquanto os Jogos Paraolímpicos serão realizados de 4 a 13 de março.
jf/ymr/bm