Um comentário publicado no jornal oficial Granma, nos lembra a dependência dos criadores da dinâmica do mercado de arte, e como a cena sonora não escapa das garras das forças hegemônicas.
Publicações em redes sociais mostram a influência da mídia que conseguiu quebrar vários cantores, pois “os adoradores do mal e os arquitetos da manipulação” ativaram as “fontes da desinformação”.
Até hoje, o espanhol Alex Ubago e a dupla Andy y Lucas, assim como o mexicano Kalimba, confirmaram sua retirada do evento, utilizando justificações infundadas devido às ameaças de um youtuber em serviço, mas que obedecem às políticas de seus próprios patrocinadores (gerentes, empresas discográficas, entre outras).
“Quanto à indústria do entretenimento, e especialmente na música, estes mecanismos paralelos tendem a enviar ecos falsos para não revelar o impacto real que têm sobre alguns artistas em termos de subjugação e domínio verdadeiro: o mercado”, aponta o texto.
Também salienta que o artista é mais dependente e escravo das diretrizes da indústria, que pode mudar suas regras do jogo sem “obrigação ou compromisso com um determinado músico”, pois seu objetivo é vender um produto.
Desta forma, o documento explica algumas das diretrizes que regem a maquinaria de entretenimento e, portanto, os eventos musicais, cujas estruturas têm o poder de arruinar turnês, projetos e até mesmo carreiras se os criadores não se adaptarem a suas engrenagens.
“É tão fácil quanto dizer a eles e seus gerentes, através da empresa que administra sua próxima turnê de verão pela América Latina, que eles podem cancelá-la, ou que a colaboração com outro artista mais importante também pode ser cancelada se eles vierem a Cuba. Com estas duas “pequenas exigências”, eles veriam seus projetos desmoronarem”, refere o texto.
O 72º Festival da Canção Italiana, Sanremo 2022, está sendo realizado atualmente na nação europeia com uma lista de artistas de luxo, enquanto o maior das Antilhas sediará o evento de 5 a 10 de abril com uma agenda de trocas de negócios, feiras culinárias, moda e concertos.
Segundo os organizadores do evento, os italianos Tony Esposito, Ricardo Cocciante, Michele Pecora, a banda Carboidrati e a cantora Denise Faro confirmaram sua presença, assim como os cubanos Alain Pérez, David Blanco, Buena Fe, Ernesto Blanco, Jorgito Karamba, Waldo Mendoza, Adrián Berazaín e Raúl Paz.
mem/lbl/vmc