Capaz de se entrelaçar em diferentes cordas com uma naturalidade impressionante, ela é atualmente o rosto mais procurado em Hollywood e provavelmente na sétima arte do mundo. Todos querem ter a diva australiana, em um nível tão alto ou mais alto do que Meryl Streep.
Dois Oscars, três Globos de Ouro, três prêmios Screen Actors Guild e três BAFTAs, tanto que a face de Blue Jasmine, The Aviator, Babel, The Curious Case of Benjamin Button, a trilogia The Lord of the Rings, Where Art Thou, Bernadette e Carol não podem ser esquecidas, para deslumbrar com sua impressão de camaleão.
A notícia foi inesperada até certo ponto, porque tudo parece ter sido negociado nos bastidores até confirmar a presença da notável atriz em 12 de fevereiro na cerimônia de premiação da 32ª edição do Goya Film Awards.
Em suas informações à mídia, a Academia Espanhola explicou que este novo reconhecimento foi criado para “personalidades que contribuem para o cinema como uma arte que une culturas e espectadores de todo o mundo”.
De Blanchet, argumentou-se que receberá o primeiro Goya Internacional por “ser uma figura extraordinária no cinema mundial e uma atriz que interpretou personagens inesquecíveis que já fazem parte de nossa memória e de nosso presente”.
Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas para Refugiados, ela também é membro da Fundação Australiana de Conservação e uma ativista comprometida com a Conservação da Vida Selvagem Australiana. Ela também recebeu o Crystal Award no Fórum Econômico Mundial em Davos por seu trabalho para o ACNUR.
Ela ganhou um Oscar como protagonista por Blue Jasmine de Woody Allen em 2013, um Oscar de atriz coadjuvante por O Aviador de Martin Scorsese em 2004, quando fez uma performance extraordinária como Katharine Hepburn, e em 2012, foi investida como Chevalier des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura francês.
Presidiu os júris dos festivais de cinema de Cannes (2018) e Veneza (2020) e recebeu doutoramentos honorários da Universidade de Nova Gales do Sul, da Universidade de Sydney e da Universidade Macquarie, além de ser Companheiro da Ordem da Austrália por seu contínuo compromisso com a natureza e a igualdade social.
Sua agenda lotada não tem espaço para descanso. Ele está atualmente em pré-produção na série Disclaimer, dirigida por Alfonso Cuarón para a Apple Plus; ela acabou de filmar a TAR de Todd Field; e a versão de Guillermo del Toro do Pinóquio para a Netflix.
Atualmente tem o Alley of Lost Souls de Del Toro, também para Del Toro, bem como o Don’t Look Up de Adam McKay, que pode ser visto na Netflix.
E como uma pérola do futuro próximo, Cate Blanchet estrelará no Manual para Mulheres de Limpeza de Pedro Almodóvar, adaptado do livro de Lucia Berlin.
mem/ft/vmc