“Devido às condições balísticas, a correção da altura da órbita da ISS foi adiada para 8 de fevereiro e ocorrerá às 10h56, horário de Moscou”, disse o serviço de imprensa da entidade.
Conforme planejado, a Estação Espacial aumentará sua órbita em 400 metros para permitir o acoplamento da espaçonave tripulada russa Soyuz MS-21 que deve chegar em 18 de março e o retorno da Soyuz MS-19 em 30 de março.
A operação será realizada com a ajuda dos propulsores do cargueiro russo Progress MS-18 que serão acionados por um tempo de 142,3 segundos, informou a agência.
A Soyuz MS-21 deve decolar em 18 de março com os tripulantes Oleg Artemiev, Denis Matveev e Sergei Korsakov, informou a agência de notícias Sputnik.
Neste momento, os russos Anton Shkaplerov, comandante da estação espacial, e Piotr Dubrov permanecem na EEI, assim como os estadunidenses Mark Vande Hei, Raja Chari, Kayla Barron e Thomas Marshburn, e o alemão Matthias Maurer.
A EEI desce entre 100 e 150 metros por dia devido à força gravitacional da Terra, atividade solar e outros fatores, o que exige correções periódicas de sua órbita.
jha/mml/hb