Bolshunov percorreu a distância de 30 km em uma hora, 16 minutos e 9,8 segundos, enquanto o russo Lenis Spitsov ficou um minuto e 11 segundos atrás do vencedor e o finlandês Iivo Niskanen terminou em terceiro com dois minutos de diferença.
Com esta medalha, a equipe do Comitê Olímpico Russo subiu para o segundo lugar no quadro de medalhas dos Jogos. Atletas russos têm um ouro, duas pratas e um bronze. O primeiro lugar é ocupado pelos noruegueses (2-0-0), na terceira posição está a equipe eslovena (1-0-1).
No esquiatlo, os atletas correm os primeiros 15 quilômetros em estilo clássico e os 15 últimos em estilo livre. Após a primeira metade da distância os atletas trocam de esqui.
Bolshunov caiu durante a passagem de uma das descidas na primeira volta, mas conseguiu se levantar rapidamente e não ficou atrás do grupo geral. Spitsov, por sua vez, também caiu na última volta.
O russo tem 25 anos e nas Olimpíadas de 2018 conquistou três medalhas de prata e uma de bronze. Ele é o campeão mundial de esquiatlo de 2021, tendo conquistado seis medalhas de prata e uma de bronze nessas provas.
Bolshunov se tornou o primeiro esquiador da Rússia a vencer as Olimpíadas, a Copa do Mundo e a classificação geral da Copa do Mundo.
mem/mml/hb