De acordo com a fonte, os deslizamentos de terra ocorreram no domingo em vários pontos do distrito de Dangam na província de Kunar oriental, uma região montanhosa que faz fronteira com o Paquistão.
Infelizmente, 15 pessoas ficaram presas em avalanches em diferentes áreas de Dangam, disse o porta-voz Mohammad Nasim Haqani, e embora ele tenha pronunciado todos os mortos afetados, disse que cinco dos corpos ainda não haviam sido localizados.
O Afeganistão está passando por um inverno intenso com chuvas constantes, baixas temperaturas e forte nevasca, o que exacerbou a crise humanitária no país.
Sem acesso a suas reservas financeiras e punido por sanções internacionais, o governo Talibã – que tomou o poder em agosto passado – tem escassos recursos para suprir as necessidades básicas e depende da ajuda humanitária.
De acordo com as autoridades locais, pelo menos 38 pessoas morreram e 54 ficaram feridas somente no último mês em desastres naturais em uma dúzia de províncias.
O evento mais grave ocorreu em meados de janeiro, quando um terremoto de 5,3 graus atingiu uma área rural do noroeste do Afeganistão, matando 26 pessoas e destruindo 800 casas.
mgt/nvo/bm