Na abertura do chamado Festival da Lavra, o presidente vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, convocou os agricultores a aproveitar a ciência e a tecnologia tanto nas fases de cultivo e colheita quanto na comercialização dos produtos.
Destacou que nos últimos anos, apesar dos desastres naturais e epidemias, especialmente a da Covid-19, o setor atendeu à demanda interna e consolidou o país como um dos principais exportadores de itens agrícolas do Sudeste Asiático.
O festival Tich Dien remonta ao ano de 987, quando o rei Le Dai Hanh arou um campo na comuna de Doi Son, a mesma onde o ato ocorreu hoje, para pedir ao Deus da Agricultura colheitas abundantes e prosperidade. O evento é comemorado no sétimo dia de cada Ano Novo Lunar.
Em 2021, a nação indochinesa produziu cerca de 44 milhões de toneladas de produtos agrícolas, o que permitiu cobrir a demanda interna (quase 100 milhões de habitantes) e realizar exportações por um valor recorde de 48,6 bilhões de dólares (o plano era de 42 bilhões).
De um país com escassez crônica de alimentos, em grande parte devido às sucessivas guerras que teve que travar, o Vietnã tornou-se um grande exportador de arroz, frutas, legumes e produtos da aquicultura, e atualmente é o segundo maior produtor agrícola do Sudeste Asiático.
mem/asg/cm