Em relatório reproduzido pela mídia local, a agência internacional de classificação de risco considerou que em 2022 o Produto Interno Bruto (PIB) da nação indochinesa crescerá 7,9%, uma das estimativas mais altas para um país de qualquer latitude.
O seu cálculo baseia-se numa forte retoma da procura interna e no aumento das exportações e do fluxo de investimento direto estrangeiro, que em 2021 teve um bom desempenho apesar da pandemia de Covid-19.
Outros elementos auspiciosos citados pela Fitch são a aceleração da campanha de vacinação contra a doença (três quartos da população já com duas doses), os pacotes de ajuda para apoiar empresas em dificuldades e uma política fiscal adequada.
De acordo com várias entidades internacionais (o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e os bancos britânicos Standard Chartered e HSBC, entre outros), o PIB vietnamita crescerá de 5,5 a 6,7% ao ano devido a uma resposta flexível à pandemia e a um melhor cenário mundial.
Mas em todos os casos os cálculos foram subordinados à evolução da situação epidemiológica tanto dentro como fora do país.
Na década anterior ao surto de Covid-19, a economia vietnamita cresceu a uma taxa de mais de 6%, mas em 2020 cresceu apenas 2,91% e em 2021, 2,58%.
mem/asg/cm