Anteriormente, o reforço era colocado seis meses após a imunização, mas diante do aumento de casos positivos da doença e do avanço da variante Ômícron do coronavírus Sars-Cov-2, o governo nacional decidiu adiantar a terceira inoculação.
Gestantes ou lactantes, funcionários de setores estratégicos, saúde, educação, universidades e Forças Armadas também poderão acessar o biológico, se cumprirem o mesmo intervalo de tempo.
O MSP esclareceu que este ciclo de vacinação também beneficiará pessoas com imunossupressão moderada e grave, com idade igual ou superior a 18 anos.
Por outro lado, os cidadãos com idades compreendidas entre os 18 e os 39 anos poderão aceder à terceira dose seis meses após a segunda.
As medidas correspondem a uma estratégia de vacinação e prevenção devido ao número de infeções registadas nas últimas semanas, insistiu o Ministério da Saúde Pública.
Dados oficiais revelam que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 2.751 novos casos de Covid-19, o que elevou o acumulado geral para 769.149.
Enquanto prossegue a campanha nacional de vacinação, a pasta estadual enfatiza os apelos à corresponsabilização da população pelo cumprimento das medidas de biossegurança dispostas para evitar um possível contágio.
jha/scm/ls