23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

589 milhões de dólares em ajuda para migrantes afegãos

OIM

589 milhões de dólares em ajuda para migrantes afegãos

Cabul, 10 fev (Prensa Latina) A Organização Internacional para as Migrações (OIM) solicitou mais de 589 milhões de dólares para responder às urgentes necessidades humanitárias e de proteção da população do Afeganistão e de seis países vizinhos, foi divulgado hoje.

Lançando o apelo em Genebra, funcionários da agência parceira da ONU disseram que precisam do dinheiro para ajudar mais de 3,6 milhões de pessoas afetadas pela crise e fortalecer a resiliência e a recuperação das comunidades, informou a agência Pajhwok.

Ugochi Daniels, vice-diretor geral de operações da OIM, disse que a crise em curso no Afeganistão está intensificando as necessidades humanitárias e aumentando os riscos de deslocamento dentro do país e além das fronteiras para países da região.

O Plano de Ação Abrangente revisado da OIM para o Afeganistão e nações vizinhas se baseia em sua experiência em lidar com crises de migração e deslocamento.

Daniels acrescentou que, após a turbulência política e a transição do ano passado, mais da metade da população afegã precisa de assistência humanitária.

Mais de 700.000 afegãos foram deslocados à força no ano passado, somando-se aos quase 5,5 milhões de pessoas já em deslocamento prolongado em meados de agosto de 2021.

Dado o risco de uma maior deterioração da situação socioeconômica e de segurança no Afeganistão, segundo a OIM, os deslocamentos internos e os movimentos transfronteiriços, principalmente para o Irã e o Paquistão, podem continuar nos próximos meses.

O Afeganistão precisa urgentemente de ajuda humanitária desde que o Taleban assumiu o poder em agosto passado, enquanto os Estados Unidos e a Otan retiraram abruptamente suas tropas após 20 anos de intervenção, deixando milhares de civis mortos.

Após a ocupação militar norte-americana, que custou ao contribuinte norte-americano mais de dois trilhões de dólares, segundo cálculos da Brown University, o Afeganistão ficou em uma grave crise humanitária, afetando vários milhões de pessoas.

jf/abm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES