Como parte da atividade, a reitora da Universidade de Havana, Miriam Nicado García, fará uma conferência sobre o papel estratégico das instituições de ensino superior no enfrentamento da pandemia.
Justamente aquela instituição, a mais antiga do gênero no país, foi reconhecida por apoiar com seus especialistas no manejo da doença, enquanto os alunos realizavam tarefas de produção e outras de impacto na comunidade.
Também estarão presentes nos painéis do evento as universidades vistas como atores sociais no combate à emergência sanitária, o papel da pesquisa e inovação científica e as alianças para o desenvolvimento sustentável.
A Universidad 2022, cujo encerramento será amanhã, conta com uma programação científica que funciona presencial e virtualmente, com a participação de delegados de trinta países.
Segundo estatísticas do Ministério do Ensino Superior, do total de trabalhos recebidos, foram selecionados 1.786, dos quais mais de 200 eram de estrangeiros.
O evento foi inaugurado com uma conferência do presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, intitulada “Gestão governamental baseada na ciência e na inovação: avanços e desafios”, e entre as personalidades que estarão presentes está o teólogo brasileiro Frei Betto.
jf/cgc/bm