Apesar do número crescente de menores afetados pela desnutrição, o Ministério da Saúde Pública disse que não há centros de atendimento ativo, informou o canal de notícias TOLO.
Em um desses casos, Soria, de dois anos, está de volta ao hospital depois de se recuperar de diarreia aquosa aguda, mas desta vez sofrendo de edema e emagrecimento, disse o Unicef Afghanistan em um tweet, referindo-se a um menino afegão cuja foto ele anexou. .
Sua mãe Saeeda esteve ao lado de sua cama nas últimas duas semanas esperando ansiosamente pela recuperação de Soria, acrescentou.
O menino desnutrido perdeu a visão porque Saeeda não tinha capacidade financeira para tratá-lo.
Enquanto o Afeganistão passa por uma grave crise econômica, milhares de crianças passam fome, observou o canal.
De acordo com o Ministério da Saúde Pública, o número de crianças desnutridas é de cerca de 4,4 milhões neste país.
O Afeganistão precisa urgentemente de ajuda humanitária desde que o Taleban assumiu o poder em agosto passado, enquanto os Estados Unidos e a Otan retiraram abruptamente suas tropas após 20 anos de intervenção, deixando milhares de civis mortos.
Após a ocupação militar norte-americana, que custou ao contribuinte norte-americano mais de dois bilhões de dólares, segundo cálculos da Brown University, o Afeganistão ficou em uma grave crise humanitária, afetando vários milhões de pessoas.
jf/abm/jcfl