O ministro salientou que o evento foi marcado pela discussão das questões mais prementes do ensino geral e superior, que têm impacto na melhoria dos sistemas educativos.
O aumento da participação de países europeus como Bulgária, Roménia e Hungria, e a presença de cerca de 200 delegados de 35 nações destacam num evento que a pandemia de Covid-19 condicionou a sua realização nas modalidades presenciais e virtuais.
A ilha caribenha recebeu representantes de agências e organizações internacionais, reitores e ministros, acadêmicos, especialistas e estudantes.
Todos, segundo os organizadores, unidos pelo interesse e resultados concretos de pesquisas, a fim de estreitar laços e trocar boas práticas em educação.
O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, recebeu várias das delegações estrangeiras -reconheceu o ministro- e isso é um sinal da vontade do país de continuar desenvolvendo um setor que é reconhecido mundialmente por sua qualidade.
O acesso ao ensino superior para todos, a aplicação da ciência ao desenvolvimento da nação, a igualdade, a justiça social, o cumprimento da agenda 2030, a formação de profissionais e o vínculo universidade-empresa estiveram em pauta desde o início do encontro. segunda-feira.
Foram dois anos de luta árdua pelo desafio colocado pela pandemia e que fez com que as universidades se envolvessem nessa luta, o que levou ao aumento da virtualidade, desafio para o qual o país criou condições e infraestruturas, disse Saborido.
Acrescentou ainda que as instituições de ensino superior têm uma elevada responsabilidade na implementação e andamento dos macro programas, programas e projetos de desenvolvimento.
“Cada vez mais os jovens estão ligados aos planos de ciência e inovação. Atualmente, está sendo feito um trabalho para aumentar o espírito inovador nos alunos, mas isso só terá impacto se quando este aluno se formar, se juntar a uma entidade que promove a inovação, ” ele disse.
A Universidade 2022 termina hoje com a palestra Desafios à universidade em tempos de transição da pandemia para o mundo pós-pandemia, do intelectual e frei dominicano brasileiro Frei Betto.
acl/lrg/mmd