Cancela, que acaba de terminar sua viagem à Colômbia e Bolívia, disse que durante sua estada nesses países ela pôde conhecer alguns dos trabalhos que a SECI vem realizando há mais de 30 anos.
“A cooperação espanhola na Colômbia e na Bolívia é uma história de sucesso porque se baseia no diálogo permanente e na confiança mútua”, disse Cancela no final de sua viagem, em declarações relatadas pelo Palacio de la Moncloa.
A fonte indicou que a SECI tem mantido uma intensa agenda institucional nos dois países, com reuniões com agências de cooperação e os ministérios responsáveis pelo desenvolvimento social, igualdade de gênero, saúde e meio ambiente, entre outros.
Pilar Cancela destacou que “a pegada da cooperação espanhola é visível e latente nas comunidades colombiana e boliviana, com um impacto significativo sobre as pessoas, especialmente os jovens e as mulheres”.
Durante sua viagem, a saúde também foi uma área de relevância, pois ela participou em ambos os casos da entrega de lotes de vacinas doadas para a cruzada global contra a Covid-19, através do mecanismo COVAX.
Por outro lado, tanto na Bolívia como na Colômbia, observou projetos de água e saneamento.
“Os projetos do Fundo de Água e Saneamento são bandeiras da cooperação espanhola; melhoram a qualidade de vida das pessoas e contribuem para a igualdade de gênero e o acesso à educação”, disse Cancela.
Além disso, observou que “a colaboração no setor do meio ambiente e da mudança climática será aumentada, com vistas a uma transição ecológica justa”.
mgtft/bm