O primeiro trem de caridade, que transportou 750 toneladas de mercadorias, chegou à província ocidental de Herat em 8 de fevereiro, depois de percorrer uma distância de 4.168 quilômetros pelo Irã e Turcomenistão antes de chegar ao seu destino, informou a agência.
A ajuda humanitária é fornecida em coordenação com a Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências do Ministério do Interior turco (AFAD).
Ismail Catakli, vice-ministro do Interior da Turquia, disse que seu país ajuda pessoas necessitadas no Afeganistão, Iêmen e Mianmar.
De acordo com as Nações Unidas, metade da população afegã sofre de fome aguda e mais de 9 milhões de pessoas estão deslocadas, enquanto milhões de crianças permanecem fora da escola.
O Afeganistão precisa de ajuda humanitária urgente desde a tomada do poder político pelo grupo armado Talibã em agosto passado, enquanto os Estados Unidos e a Otan retiraram retumbantemente suas tropas após 20 anos de intervenção, deixando milhares de civis mortos.
Após a desastrosa ocupação militar norte-americana, que também custou ao contribuinte norte-americano mais de 2 bilhões de dólares, segundo cálculos da Brown University, o Afeganistão sofre uma grave crise humanitária, afetando milhões de pessoas.
mem/abm/sc