24 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Código das Famílias garante melhores interesses dos menores em Cuba

Código das Famílias garante melhores interesses dos menores em Cuba

Havana, 14 fev (Prensa Latina) O esboço do novo Código das Famílias cubano garante a capacidade progressiva dos menores, seu direito de serem ouvidos e o dever de levar em conta suas opiniões, disseram hoje especialistas.

Yairis Arencibia, doutora em ciências jurídicas e professora de direito civil da Universidade de Matanzas, enfatizou que o direito, que está sujeito a consulta popular na ilha caribenha até o próximo mês de abril, concede às crianças um status legal de acordo com os postulados da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.

Uma das prerrogativas mais importantes consagradas na lei é o exercício responsável de seus direitos sexuais e reprodutivos.

A este respeito, a especialista insistiu que este é um assunto que tem sido amplamente estudado na arena nacional e internacional, pois existe uma tendência na sociedade de pais e tutores de suprimir a vontade dos menores sob o argumento de falta de maturidade ou suposta ignorância destas questões.

Em um artigo publicado pela Cubadebate, Arencibia enfatizou a importância de que crianças e adolescentes tenham acesso a informação científica e educação sobre questões relacionadas à sua sexualidade e reprodução, o que tem até ecoado na jurisprudência internacional.

Desta forma, a criança pode ser capaz de compreender melhor as expressões de sua sexualidade, lidar com as mudanças que ocorrem em seu corpo e psique – especialmente durante a adolescência – e expressar seus pontos de vista sobre como eles desejam se projetar nesta área de suas vidas, adverte o artigo.

Além disso, explica que, a fim de esclarecer qual dos diferentes interesses é no melhor interesse da criança, deve ser escolhida a decisão que permite que o maior número possível de direitos da criança seja verificado.

“Os melhores interesses da criança serão protegidos quando as ações visarem seu desenvolvimento integral, oferecendo-lhes uma vida digna, bem como as condições materiais e afetivas necessárias de acordo com sua idade”, explicou ela.

A também Vice-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da universidade elogiou a intenção dos redatores do novo texto regulamentar de levar em conta os direitos da criança à informação, de crescer em um ambiente livre de violência, à identidade e à comunicação familiar.

O texto alude ao fato de que a principal responsabilidade pelas crianças é da família, o que exige a existência de ambientes seguros, e que os papéis institucionais também são relevantes.

A mudança de paradigma está em transformar a forma de apreciar, representar e reconhecer as necessidades das crianças, pelas quais não só os pais, mas também o resto da família, a sociedade e o Estado têm responsabilidade, observou Arencibia.

gas/lrg/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES