A apresentação, intitulada El folclore soy yo, incorpora obras do próprio Brouwer e de outros compositores internacionais como Heitor Villa-Lobos (Brasil), Kjell Marcussen (Noruega) e Luciano Berio (Itália) ao mostrar o rico folclore de cada um desses países.
A partir da contemporaneidade de seus selos, o concerto acontecerá no dia 25 de fevereiro na antiga Igreja de São Francisco de Paula e, como representante da nova geração de compositores, o cubano Jorge Amado concebeu uma peça que terá sua apresentação, por pela primeira vez, responsável pela formação musical.
Destaca-se a estreia em Cuba das famosas Canções Folclóricas de Luciano Berio escritas para voz e conjunto, que será abordada pela jovem soprano Cristina Rodríguez, que já colaborou com Habana XXI na interpretação de Pierrot Lunaire de Arnold Schoenberg.
Por outro lado, o multipremiado contratenor Frank Ledesma assumirá as Canções Folclóricas Inglesas do Maestro Brouwer, originalmente escritas para voz e alaúde, e cobertas para guitarra por Patricia Díaz, integrante do grupo.
Fundado em 2019, o Ensemble Habana XXI liderado pela diretora da orquestra francesa Nathalie Marin, reuniu jovens solistas cubanos do mais alto nível para promover e desenvolver a música do século XX até o presente.
Este ano, a temporada de concertos Identidades Sonoras pretende levar ao público havaiano uma série de apresentações temáticas com obras de música contemporânea de vários países e regiões do mundo.
rgh/chm/glmv