Este dia, Dia dos Namorados ou Dia do Amor e Amizade, foi escolhido pelos ativistas para celebrar “Um Dia sem Imigrantes” em várias cidades dos EUA, culminando com um comício em frente à mansão presidencial às 10h00, horário local.
Durante o dia, milhares de empresas e restaurantes, assim como várias escolas, participarão do movimento em todo o país para pressionar o Congresso e a Biden pela reforma da imigração e proteção aos indocumentados.
Segundo os ativistas citados pelo jornal californiano La Opinión, a ação vem em um momento em que há um processo eleitoral em novembro e os políticos devem estar cientes de que a imigração é uma questão-chave.
Os organizadores do protesto, embora estejam em Washington, disseram que o protesto será em todo o país e será sentido em mais de 15 cidades do país, incluindo Washington, Nova York, Chicago, Houston, Dallas, São José, São Francisco, Los Angeles, Atlanta, Denver, Boston e Filadélfia.
O número de pessoas que participarão do comício de segunda-feira determinará os próximos passos do movimento, que pretende permanecer independente, mas colaborar com as organizações.
Nacionalmente, espera-se que a comunidade imigrante e seus aliados fiquem em casa depois do trabalho, fiquem em casa depois da escola e fiquem em casa depois de gastar dinheiro em um esforço para ter um impacto econômico e mostrar ao país a importância dos imigrantes”, disseram fontes do movimento.
De acordo com relatórios, a Associação dos Trabalhadores Agrícolas da Flórida realizará um comício em Orlando na segunda-feira para mostrar apoio e respeito pela comunidade imigrante e exigir que o governo aprove a reforma imigratória para os 11 milhões de imigrantes indocumentados na sombra.
jf/lb/bm