Como explicou à Prensa Latina o vice-presidente da Câmara de Comércio da ilha, Rubén Ramos, será uma oportunidade única para os países da região – e em particular os Emirados Árabes Unidos – conhecerem em primeira mão o desenvolvimento cubano nestes setores.
Autoridades governamentais e comerciais dos Emirados de Abu Dhabi, Dubai e Sharjah, cerca de 14 pavilhões de países presentes no evento, 28 empresas cubanas e cerca de 35 empresas estrangeiras dos setores de biotecnologia e saúde confirmaram presença.
Organizado pela Câmara Cubana em conjunto com o Ministério de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (Mincex), o evento funcionará em formato de painel e será moderado pelas autoridades comerciais de Dubai.
O chefe do Mincex, Rodrigo Malmierca, comentará detalhes sobre a Lei de Investimento Estrangeiro, os incentivos ao comércio exterior e a oferta exportável de Cuba, com mais de 350 produtos entre bens e serviços.
Além disso, apresentará a carteira de investimentos aprovada durante o fórum empresarial realizado em Havana em dezembro, que inclui 678 projetos de mais de 12 bilhões de dólares em setores como biotecnologia, saúde, energia renovável, produção de alimentos e turismo.
A presidenta da Comercializadora de Serviços Médicos Cubanos SA, Yamila de Armas, apresentará o portfólio de negócios da empresa que inclui desde turismo médico e serviços no exterior, até a organização de eventos e ofertas acadêmicas de graduação e pós-graduação.
Por sua vez, Danneris Martínez, representante da área de negócios do Grupo Empresarial BioCubaFarma, fará referência à experiência na produção de novos medicamentos, equipamentos e serviços de alta tecnologia, com ênfase em vacinas e outros produtos para o tratamento da Covid-19. .
Ramos salientou que ambos os setores vão mostrar as alianças entre eles para oferecer algo único: “oferecer tratamentos a quem deles precisa, que incluem medicamentos, mas também os serviços médicos necessários à sua aplicação”.
Serão apresentados não apenas produtos, disse, mas também oportunidades de negócios conjuntos que contemplem todo o ciclo de pesquisa, ensaios clínicos, desenvolvimento, produção, comercialização e patenteamento de produtos em desenvolvimento, entre outras possibilidades.
O fórum será transmitido ao vivo pelo site do pavilhão cubano da feira e será acompanhado em rodadas de negócios até 18 de fevereiro.
jha/kmg/att/hb