O gabinete, presidido pelo Primeiro Ministro Narendra Modi, concordou em criar uma Secretaria do G20 e suas estruturas de relatório, que será responsável pela implementação das decisões políticas gerais e arranjos necessários para administrar o fórum, disse o Ministério das Relações Exteriores.
A presidência indiana do G20 culminará com uma Cúpula em Nova Delhi em 2023 e, como na prática, é criada uma Secretaria para lidar com o trabalho relacionado a vários aspectos, incluindo funcionários e pessoal dos ministérios das Relações Exteriores, Finanças e outras pastas e departamentos, além de especialistas no assunto.
A Secretaria será orientada por um Comitê chefiado pelo Primeiro Ministro e composto pelos chefes das Finanças, Assuntos Internos, Relações Exteriores, Comércio e Indústria, Têxteis, Assuntos do Consumidor, Alimentação e Distribuição Pública.
Além disso, será criado um Comitê de Coordenação para supervisionar todos os preparativos do G20 e apresentar relatório ao Comitê.
O G20 é composto por 19 países industrializados e emergentes de todos os continentes (Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coréia do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos, Estados Unidos) e a União Europeia.
As entidades políticas representadas no G20 são responsáveis por 66% da população mundial e 85% do produto mundial bruto.
mem/abm/bm