O líder cubano parabenizou o Centro de Estudos Demográficos da Universidade de Havana (Cedem) pelo 50º aniversário de sua criação e destacou a necessidade de a instituição contribuir com estudos para a implementação do Programa de Governo para a atenção a esta área.
Díaz-Canel descreveu como admirável o compromisso social dos trabalhadores do Cedem, criado em fevereiro de 1972 com o objetivo de realizar pesquisas sobre população e desenvolvimento sustentável e com contribuições notáveis para a solução de problemas ligados à migração interna e à organização e execução de censos nacionais.
Nesta terça-feira, a Universidade de Havana é o local para um programa teórico para celebrar as cinco décadas da instituição, que incluiu a cerimônia central de aniversário com a presença do Ministro das Relações Exteriores Bruno Rodríguez.
O ministro das Relações Exteriores disse em uma mensagem na rede social Twitter que os estudos e pesquisas do Cedem são referências essenciais na implementação do programa do governo para abordar a dinâmica demográfica, bem como para o desenvolvimento do país.
O objetivo da conferência científica é apresentar as contribuições do centro para vários programas governamentais com a celebração da oficina Estudos e políticas demográficas no cenário Covid-19 e o Programa de Painéis de Atenção à Dinâmica Demográfica e Observatórios.
Durante o confronto com a pandemia de Covid-19, o Cedem desenvolveu estudos sobre mobilidade populacional que contribuíram para estratégias de contenção, o que foi reconhecido pelas autoridades sanitárias cubanas.
Em 2022, a instituição participará do censo da população e da habitação em Cuba.
gas/jfs/bm