O chefe de Estado russo expressou sua satisfação com a reunião e observou que essas questões são de grande interesse mútuo, disse o site oficial do Kremlin.
Putin disse que espera ouvir as avaliações do presidente alemão sobre os eventos que ocorrem no cenário mundial e lembrou que na semana passada abordou questões semelhantes em Moscou com o presidente francês Emmanuel Macron.
Na parte formal do encontro, Sholz manifestou a sua satisfação com a possibilidade do encontro e da visita, “para mim é algo especial, dada a nossa história”, assegurou.
Considerou que, dada a situação de segurança muito difícil na Europa, a comunicação direta através do diálogo é muito importante. Ao mesmo tempo, destacou o bom estado das relações comerciais entre os dois países.
Esta é a primeira visita de Scholz à Rússia desde que assumiu o cargo de chanceler da Alemanha. Scholz e Putin tiveram sua primeira e única conversa por telefone até agora no final de dezembro.
A partir do Kremlin , Dmitri Peskov, anunciou que as negociações serão longas porque os líderes devem lidar com várias questões, embora as prioridades sejam garantias de segurança para a Rússia, a desescalada em torno da Ucrânia e o destino do gasoduto Nord Stream 2.
mem/mml/cm