A nova legislação que vai ser votada nos próximos dias concede um prazo de nove meses para quem possui uma arma a entregar ou fazer os procedimentos de licenciamento se cumprir os requisitos previstos na lei, disse o chefe do Conselho Nacional de Comissão de Segurança no Legislativo, Fayez Al-Ahmad.
Ele explicou que o projeto visa acabar com a proliferação de armas e limitá-las apenas nas mãos do Estado, e estabelecer controles para a concessão de licenças de armas.
De acordo com o deputado Faisal Jammoul, membro da Comissão de Assuntos Constitucionais e Legislativos, esta emenda é uma necessidade nacional urgente, pois muitos no país tiveram que portar armas para defender suas famílias e seu país de terroristas.
Atualmente, a posse de armas nas mãos do povo já não é necessária, uma vez que mais de 80 porcento do país está seguro e livre de terrorismo, pelo que estes dispositivos devem estar sob supervisão do Estado, especificou o legislador.
Sublinhou que ao abrigo do novo projecto de lei, as armas proibidas são retiradas das mãos das pessoas e será concedido um prazo de nove meses para a entrega de armas ou para obtenção de licença que é dada apenas para pistolas ou armas de caça.
Haverá também sanções mais duras que constituirão um impedimento geral contra a posse ilegal de armas, concluiu.
rgh/fm/glmv