O Ministério da Saúde Pública (MINSAP) informou que a partir de hoje está eliminada a medida de quarentena obrigatória para viajantes da África do Sul, Lesoto, Botswana, Zimbábue, Moçambique, Namíbia, Malawi e Eswatini (antiga Suazilândia).
Estes, assim como passageiros e tripulantes de outras nações, são obrigados a apresentar o resultado negativo de um teste PCR-RT (Reação em Cadeia da Polimerase), realizado até 72 horas antes da viagem.
Devem também apresentar o Certificado de Vacinação antiCovid-19 dos imunizadores aprovados por qualquer uma das Agências Reguladoras correspondentes.
As autoridades cubanas mantêm inalteradas as demais medidas de controle sanitário internacional estabelecidas nos pontos de entrada na ilha, destacou a nota no site da pasta da saúde.
Em 5 de janeiro deste ano, o MINSAP estabeleceu o regulamento especificamente focado nesses 8 estados africanos devido ao aumento de casos e ao poder de disseminação da variante Omicron do coronavírus SARS-CoV-2, detectado pela primeira vez no Sul África e declarado preocupante pela Organização Mundial de Saúde.
gás/joe/glmv