O evento terá presença estrangeira e é patrocinado pelo Centro de Estudos do Instituto Superior de Ciências da América Latina e pelo Grupo Nacional de Esportes Universitários.
Durante a reunião de trabalho da Uccfd, avaliou-se o impacto da disciplina de Educação Física em todos os níveis do ensino superior cubano a partir da implementação do plano de ensino E.
Este projeto tem marcado a adesão estudantil da ilha porque promove a elevação das condições físicas e mentais dos alunos para enfrentarem as suas carreiras.
Também na reunião, foi apresentado o programa técnico organizacional da adiada XV Universíada Nacional, a ser realizada de 24 de março a 4 de abril de 2024 em Havana, com a presença de estudantes cubanos e estrangeiros matriculados nesses centros, que serão os finalistas depois de enfrentar um longo processo de qualificação.
No total serão 21 modalidades desportivas convocadas por esta entidade em conjunto com o Instituto Nacional do Desporto e a Federação de Estudantes Universitários e outras agências da administração central do Estado.
Antes disso, um segmento anterior acontecerá durante os anos letivos de 2022 e 2024, informou à Prensa Latina Pedro Lázaro Puentes, metodologista nacional do órgão responsável pela direção do esporte no Ministério do Ensino Superior.
Esta luta inclui a realização dos Jogos de Base dos centros universitários, as competições provinciais, os torneios classificatórios até a XV Universíada Nacional que sediará a capital de todos os cubanos.
Puente destacou ainda que no momento não está prevista a participação do país em nenhum internacional, pelo menos presencial no restante de 2022.
ode/am/rc/glmv