Em um relatório contabilizando incidentes em todo o país, a Coordenadoria Nacional de Redução de Desastres (Conred) registrou pelo menos 15 incidentes, após o forte terremoto com epicentro no Oceano Pacífico e na costa de Escuintla, e dois tremores secundários seguidos de 5,0 e 4,8.
Segundo a fonte, todos foram sensíveis em Alta Verapaz, Baja Verapaz, Chimaltenango, Escuintla, Guatemala, Huehuetenango, Jalapa, Quetzaltenango, Quiché, Retalhuleu, Sacatepéquez, San Marcos, Santa Rosa, Sololá, Suchitepéquez, Totonicapán, El Progreso e Sololá.
Os primeiros relatos não indicam vítimas humanas, mas nove deslizamentos de terra, dois em Chimaltenango, Quetzaltenango e Sacatepéquez, e três em Sololá, onde várias cidades estão sem eletricidade.Também relatam rachaduras estruturais em Sanarate, Escuintla, Guatemala, Mixco e Villa Canales, nesta capital, e em Antigua Guatemala, embora o monitoramento nacional continue.
Nas redes sociais, os usuários compartilharam vídeos do momento em que o tremor os tirou de suas camas às 01h12 “horário local”.
De imediato, o Conred convocou a população a manter a calma e seguir as recomendações diante de eventos desse tipo, além de manter a chamada mochila 24 horas ao alcance.
mgt/mmc/cm