O ministro de Estado da Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, chefia a delegação que iniciou os trabalhos em Abu Dhabi na passada segunda-feira, indicou uma nota diplomática, divulgada esta quarta-feira pelo Jornal de Angola na sua edição digital.
De acordo com o documento, a equipe é composta por cinco ministros e um secretário de Estado, que mantêm reuniões de alto nível com líderes estatais e empresas privadas nos Emirados Árabes Unidos, inclusive com o ministro de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional. , Sheikh Shakhboot Al Nahyan.
As autoridades angolanas também mantiveram conversações com representantes do Fundo de Abu Dhabi para o Desenvolvimento (ADFD), que presta assistência financeira sob a forma de empréstimos concessionais, gestão de subvenções governamentais e capital governamental.
O ADFD ajuda a financiar projetos de desenvolvimento econômico e social e administra investimentos, visando a expansão e fortalecimento das economias, principalmente do setor privado, destacou a revista.
Para esta quarta-feira, acrescentou a fonte, a delegação tem em agenda vários intercâmbios com empresas privadas dos Emirados Árabes Unidos.
Esta missão ministerial dá continuidade à visita oficial do presidente de Angola, João Lourenço, àquele país do Médio Oriente, realizada de 20 a 22 de dezembro de 2021.
rgh/mjm/glmv