O documento foi assinado no quarto Diálogo de Energia Índia-Austrália, disse um comunicado do Ministério da Energia.
De acordo com o texto, o diálogo foi copresidido pelo Ministro de Energia e Energias Novas e Renováveis, R. K. Singh, e pelo Ministro de Energia e Reduções de Emissões, Angus Taylor, da Austrália.
O acordo abrirá caminho para o aumento da fabricação e desenvolvimento de energia solar de baixo custo e hidrogênio limpo, à luz da necessidade urgente de transição para energia limpa.
O plano de ação inclui áreas de tecnologias de eficiência energética, gestão de redes, colaboração em pesquisa e desenvolvimento para dessulfurizarão de gases de combustão, co-combustão de biomassa e hidrogênio, otimização do ciclo da água, integração de energias renováveis, baterias e mobilidade elétrica.
No âmbito do Diálogo de Energia Índia-Austrália existem cinco grupos de trabalho conjuntos: energia, energia nova e renovável, carvão e minas, minerais críticos e petróleo e gás.
Além do setor de energia, outras áreas de cooperação desejáveis são a redução dos custos do hidrogênio verde; colaboração na área de segurança energética baseada em carvão e implantação de recursos.
Da mesma forma, as oportunidades de investimento no setor de minerais e a exploração do potencial de uma associação de gás natural liquefeito, entre outros.
rgh/abm / fav