O encontro no chamado formato 2+2, que pela primeira vez acontece nesta capital, também reúne o chefe da diplomacia brasileira, Carlos Alberto Franca; o Ministro da Defesa daquele país, Walter Souza Braga; e seu colega russo, Sergei Shoigu.
“Estamos interessados no papel autônomo da América Latina e do Caribe no cenário mundial e vemos o papel de liderança, o papel central que o Brasil desempenha para garantir o desenvolvimento desta região crucial do mundo”, disse Lavrov no início da as conversas.
Ele também destacou que Moscou valoriza muito a interação com Brasília em diversos formatos, tanto por meio de mecanismos regionais quanto no âmbito dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), das Nações Unidas e do Grupo dos Vinte.
O chanceler brasileiro, por sua vez, afirmou que seu país está interessado em elevar as relações bilaterais a um novo patamar, especialmente na difícil situação internacional atual.
Ele afirmou que essa relação deve priorizar o respeito à soberania de cada nação e às regras do direito internacional, a fim de desenvolver ainda mais a cooperação estratégica entre os dois governos.
Também nesta quarta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, deve receber seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, com o objetivo de fortalecer o comércio bilateral.
Pela manhã, o presidente da nação sul-americana depositou uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, próximo ao muro do Kremlin, e observou um minuto de silêncio, seguido do hino nacional brasileiro tocado por uma orquestra.
rgh/mml / fav