A viagem de Borisov começará na quarta-feira em Caracas, continuará amanhã, 17 de fevereiro, em Manágua e terminará em 18 de fevereiro em Havana, disse seu escritório em Moscou, segundo a agência de notícias TASS.
Destacou que a intenção da visita será discutir formas de otimizar o comércio bilateral e fomentar a cooperação econômica entre os países.
Em nome do governo russo, Borisov dirige as comissões intergovernamentais de comércio, cooperação econômica e técnica com a Venezuela e Cuba, que se reúnem de forma dinâmica todos os anos, mesmo apesar das restrições causadas pela Covid-19.
A delegação russa incluirá representantes de ministérios e departamentos responsáveis por diversas áreas de comércio, cooperação econômica, científica e técnica com esses países.
Em particular, inclui funcionários do Ministério da Fazenda, do Ministério do Desenvolvimento Econômico, do Ministério da Indústria e Comércio, do Ministério da Energia, do Ministério da Agricultura, entre outros.
Em 26 de janeiro, o Ministro das Relações Exteriores russo Sergey Lavrov enfatizou que o Presidente Vladimir Putin havia concordado em expandir a cooperação estratégica em todas as áreas durante os intercâmbios com os chefes de Estado de Cuba, Nicarágua e Venezuela.
Falando em uma sessão plenária da Duma (Câmara dos Deputados), Lavrov lembrou que as recentes conversas telefônicas do líder russo com seus homólogos de Cuba, Miguel Díaz-Canel, Nicarágua, Daniel Ortega, e Venezuela, Nicolás Maduro, focalizaram estas questões.
O Ministro das Relações Exteriores russo salientou que Moscou desenvolveu relações de parceria estratégica muito próximas com os três países em todas as áreas de desenvolvimento econômico, cultural, educacional e militar-técnico.
“No decorrer das recentes conversas telefônicas, o Presidente Putin e seus colegas destes três Estados amigos muito próximos concordaram em considerar novas formas de aprofundar nossa parceria estratégica em todas as áreas, sem exceção”, enfatizou.
Expressou a esperança de seu governo de que, num futuro muito próximo, as reuniões regulares das comissões relevantes sejam retomadas e os resultados das propostas de cooperação sejam apresentados.
rgh/mml/bm