A competição, sediada no Salão do Hotel Nacional de 1930, decorrerá nos dias 1 e 2 de março sob a orientação do júri composto pelos professores Enrique Pla, José Luis Quintana (Changuito) e Oliver Valdés, que definiram o padrão na cena sonora da nação caribenha.
Músicos profissionais ou vencedores de edições anteriores do festival residentes no país podem se inscrever gratuitamente e, no caso de bateristas estrangeiros, devem pagar a taxa de inscrição estipulada através do site do evento (www.fiestadeltamborpopular.com).
De acordo com o comunicado, os participantes farão um solo de bateria de dois minutos e, como base, executarão apenas a chamada clave de la rumba para selecionar cinco finalistas, que concorrerão aos três prêmios concedidos pelo evento.
Os vencedores serão anunciados no dia 6 de março no Anfiteatro da Avenida del Puerto de La Habana durante a última noite dessa mesma noite pelo presidente do Festival, Giraldo Piloto.
De 1 a 6 de março, o evento musical contará com diversos espaços da capital cubana, como a Tribuna Anti-imperialista, o Piragua e o Arco de Belén.
jf/chm / fav