23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Jornal da Ucrânia denuncia bloqueio dos EUA contra Cuba

Ucrania, periódico, Trabajadres, condena, bloqueo, Cuba

Jornal da Ucrânia denuncia bloqueio dos EUA contra Cuba

Kiev, 17 Fev (Prensa Latina) O jornal ucraniano Rabochaya Gazeta (Trabalhadores) denunciou o bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba através de uma série de artigos sobre sua história sob o título O som predatório vindo da caixa de Pandora.

Uma delas se refere ao objetivo daquela política norte-americana, de mais de seis décadas, de tentar sufocar a ilha e dobrar seu jovem governo, desde os primeiros anos do triunfo revolucionário de 1º de janeiro de 1959.

“Obcecados pelo abandono, os Estados Unidos impuseram um bloqueio à Ilha da Liberdade, esperando em vão que os ilhéus, treinados pelo grande Fidel Castro na dignidade, no amor da vontade, caíssem de joelhos. Nunca!”, dizia o texto.

Lembraram o processo de nacionalização realizado pelo governo cubano e destacou que os Estados Unidos nunca aceitaram nenhuma das propostas apresentadas por Havana para compensar os proprietários afetados.

Desde o primeiro momento, Washington recusou-se a aplicar a fórmula compensatória proposta pela ilha, totalmente compatível com a prática internacional, destacou o artigo.

Além disso, explicou que as ações realizadas pelas autoridades norte-americanas contra a nação antilhana não se enquadram na definição de “embargo”.

Alertaram que as medidas coercitivas contra a ilha transcendem essa categoria e tipificam um “bloqueio”, buscando o isolamento, asfixia e imobilidade de Cuba.

O jornal ucraniano sublinhou que tais restrições visam sufocar o seu povo e levá-lo a desistir da sua decisão de ser soberano e independente, que, sublinhou, constituem elementos cardeais do conceito de “bloqueio”.

Também chamaram a atenção para o caráter extraterritorial do bloqueio com a aprovação da Lei Torricelli em 1992, ao sancionar terceiros países, ao proibir subsidiárias norte-americanas em terceiros países de comercializar mercadorias com a nação caribenha.

Mostrou como quatro anos depois, com a aprovação do Congresso da Lei Helms-Burton, a Casa Branca intensificou e aprofundou ainda mais a política hostil contra o povo cubano, estratégia que mantém até o presente.

Através dos trabalhos jornalísticos publicados nos dias 10, 11 e 15 de fevereiro pela Rabochaya Gazeta, neste país foi possível conhecer melhor o caminho percorrido pelo bloqueio econômico, financeiro e comercial dos Estados Unidos contra Cuba, política condenada pela maioria das nações do mundo.

Os artigos foram escritos por Mykhailo Baltianskyi e Victor Pasak, jornalista emérito ucraniano e presidente da Associação de Amizade Ucrânia-Cuba, a partir de um trabalho elaborado pela embaixadora cubana naquele país, Natacha Díaz.

mem/mml/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES